quinta-feira, 21 de julho de 2011
12 semanas (ontem)!
Ontem completei 12 semanas! O que é um alívio para toda gestante. O risco de aborto espontaneo diminui MUITO e teoricamente os enjoos tb. Este (claro) não é o meu caso. Para comemorar a entrada da 13 semana meu pequeno me levantou as 4 da manha vomitando a alma. Gente, pra que isso??? Fala sério!!! Essa história de enjoar a gravidez inteira é muito chata.

Minhas observações sobre o desenvolvimento do periquitinho estão em vermelho.

12ª semana


Minha Gravidez Semana a Semana



 O comprimento do feto neste período é de 61mm e seu peso de 13g. Engraçado que na ultra de 10 dias atras, o periquitinho já estava com essa medida e 50 gramas. Será que terei um pequeno obeso? Quero um micro bebe, igual a Tina!! Assim dura mais tempo essa fase gostosa de RN.


A face do bebê já tem aspecto humano. Os dedos das mãos e dos pés estão separados e as unhas continuam crescendo.


Ainda não é possível senti-lo, mas ele se movimenta bastante dentro do útero. A placenta agora é responsável pela sua nutrição.


A boca abre e fecha e pode sugar e engolir líquidos que o envolve. Seu corpo começa a produzir alguns hormônios.


Por volta dessa semana é possível em alguns casos ouvir os batimentos cardíacos do bebê em sua consulta médica.


Agora a mamãe já não sente enjôos, azias ou dores nos mamilos. Quem é essa mãe de sorte? Pq a mamãe aqui continua colocando os bofes pra fora. Em algumas mulheres já se pode notar uma “barriguinha”, já que o útero cresceu um pouco. Nada de barriga até o momento.


A vontade de ir ao banheiro aumenta, já que o crescimento do útero comprime a bexiga.


Até aqui, um exame ultrassonográfico deve ter sido realizado para confirmar a idade gestacional (6ª a 12ª semana), para avaliar a viabilidade da gravidez e para medir a translucência nucal (10ª a 12ª semana). TN esta ok, a ultra cada vez diz uma coisa em relação a idade do baby, como vou esperar a bolsa romper, tanto faz o que diz a ultra, na hora de nascer ele me avisa.


Alerta


Procure seu médico imediatamente se caso você comece com sangramento vaginal ou corrimento vaginal forte, dor ou alteração abdominal, dores de cabeça fortes e constantes, dor ou sensação de ardor ao fazer xixi, vômitos freqüentes (meu caso!), desmaios ou confusão mental.


Quanto mais cedo for diagnosticada a causa desses sintomas melhor será o prognóstico.

 
Escrita por Briza e Marcelo at 13:35 | Permalink |


0 Comments: