quinta-feira, 30 de junho de 2011
Mais uma complicação da soja....
Bom, até então, eu não sabia bem o que a alergia da soja pode causar... especialmente pq o Theo não fala e pq descobrimos a alergia dele a soja, junto com a do ovo que ele consumia demais... então as erupções cutanes e o exagero em fezes pode ter sido causado por qq um dos dois... a novidade foi descobrir que causa perda de olfato tb... ah gente!! não tinha nada mais facil pra ele ter alergia não???

Achei no blog da Renata Pinheiro essa informação e estou anexando aqui para que todos saibam:
http://renatapinheiro.com/anosmia-e-soja/

A leitora Ruth escreveu um comentário explicando sobre a relação entre a alergia à soja e a anosmia. Por ser uma relação pouco comentada na literatura médica, reproduzo o texto de sua autoria:


Cara Renata


Por mais de 12 anos eu fui anósmica. Meu olfato foi desaparecendo aos poucos até que não sentia mais cheiro algum, principalmente os desagradáveis. Mas não era uma anosmia absoluta: havia variações, às vezes de um dia para o outro, e conseguia perceber certos odores, muito incipientemente. Procurei vários otorrinos mas eles não sabiam dizer nada a respeito da anosmia. Pensei que devia se tratar do desgaste dos sentidos em geral que a velhice acarreta (tenha 59 anos). Até que, no final do ano passado, descobri um site de um francês que contava seus périplos com uma anosmia surgida algum tempo antes. Ele também recorreu a otorrinos, sem solução. Até que ele descobriu, via internet, uma relação entre anosmia e alergia a soja. Tirou a soja da dieta e o olfato voltou. Resolvi fazer a experiência e comigo aconteceu exatamente da mesma maneira. Tirei totalmente a soja da dieta e eis-me sentindo cheiros novamente. Foi uma alegria reaver essa dimensão da experiência! O difícil nisso tudo é justamente tirar a soja da dieta, já que hoje em dia quase tudo leva soja: biscoitos, chocolates, embutidos, presunto, comida chinesa, comida japonesa (que adoro), pães, massas, etc. Como a alergia a soja não é conhecida como a alergia ao glúten, tenho que ter sempre o cuidado de ler a composição de um alimento para ver se não entra em sua composição algum derivado da soja. É desanimador, já que a soja é onipresente na confecção dos alimentos industrializados (sobretudo na forma de lecitina de soja, usada como emulsificante/estabilizante. A medicina não sabe muita coisa sobre essa alergia, mas a Mayo Clinic, nos EUA, disponibiliza online uma série de artigos sobre isso. Espero que o que estou contando ajude algum anósmico a reaver seu olfato.


Um abraço






Além deste texto, Ruth complementou algumas informações, respondendo à dúvida de outra leitora, Lúcia:



Cara Renata

Com uma semana eu comecei a perceber os aromas, mas não todos. Em 15 dias o olfato já estava bastante aguçado. O problema é que havia dias em que ele estava como que amortecido. Descobri que a dificuldade era justamente retirar inteiramente a soja da dieta. Muitos alimentos que eu nem suspeitava, continham algum derivado da soja: massas semi-prontas, pães, embutidos em geral (presunto, salsicha, lingüiça, roule de peru, mortadela, etc). Fora os que eu havia retirado de saída: biscoitos, chocolates, as bebidas à base de soja. E ainda tem a questão de comer fora. Como o óleo de soja é o mais barato do mercado, os restaurantes, na sua maioria, utilizam-no preferencialmente a outros óleos. Ou seja, acho que é até pior do que alergia a glúten. O aspecto positivo desta história é que nem preciso mais controlar meu peso: desde que suspendi a soja já perdi 4 quilos! Diga à Lúcia que, se ela quiser, acesse o site do francês que descobriu essa relação: aqui vai o link

http://anosmia.eu/

Um abraço


Ruth
O site sugerido por Ruth é escrito em francês, mas é possível ler uma versão em português traduzida pelo Google.

Agradeço à Ruth por compartilhar sua experiência, divulgando-a para outras pessoas que sofrem com a anosmia!





 
Escrita por Briza e Marcelo at 17:18 | Permalink |


0 Comments: