sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Papai e Mamãe magoados com o Theo.
Filho, primeiro quero deixar registrado que estou muita chateada com vc... Aqui não é um espaço apenas de coisas felizes e fáceis do nosso dia a dia... Quero que vc tenha noção que ter filho é bom, que te amo acima de tudo, mas que tb é MUITO difícil.

Nossa família é composta por 4... Papai, Mamãe, July e vc. Vc sempre AMOU a July. Qdo vc estava doentinho, só ela era capaz de te alegrar. Sempre proporcionarmos a proximidade de vcs, sem frescura. Desde que vc chegou em casa ela te protege... no começo, qdo ainda estávamos no apto, ela dormia debaixo do seu berço, como se estivesse tomando conta.

Ela foi uma das primeiras a receber o seu carinho, logo que vc aprendeu a esfregar a mãozinha...

De uns tempos pra cá, mais ou menos um mês, vc aprendeu a falai "Tai" (sai)... Vc grita "TAI" pela casa inteira correndo atrás dela até que ela saia para o quinta.... Fica louco qdo a vê dentro de casa... Na primeira vez que vc fez isso achamos graça... mas a graça foi sumindo com o comportamento que se seguiu...
Depois de alguns dias de "TAI", vc resolveu usar a vassoura para ser mais claro pra July... Vc corre atrás dela tentando dar vassouradas e muitas vezes consegue....
No começo nos abaixávamos do seu lado e explicávamos que a July é sua irmãzinha, que tem que fazer carinho e não bater... Vc dá gargalhadas enquanto faz isso nela.... Nós começamos a ser mais duros com vc e falar num tom mais sério.... Tomamos a sua vassourinha por diversas vezes... Nesse momento, vc se joga no chão e faz uma manhã muito feia, que nos deixa decepcionados.

Como se não bastasse, agora vc puxa os pelos dela... sai com chumaço de pelo na mão... e pior, ri da situação....
Ela tinha paixão por vc, agora é tem medo... não quer mais entrar em casa... esta cada dia mais triste...

Segunda feira vc a segurou com tanta força enquanto eu estava com o seu pai no telefone, que ela começou a gritar de dor e se debater... vc não soltava, mesmo ela te arranhando na tentativa de escapar... Nossa filho, pq isso?
Eu tive que largar o telefone e correr para acudi-la... qdo consegui abrir seus dedos, eles estavam cheio de pelo e vc riu, como se tivesse feito algo bonito... a July desapareceu pelo quintal... Eu não aguentei, segurei suas mãos e dei 3 tapas fortes.... Disse eu tom grave que não era pra rir, que não podia judiar da July... e vc em seguida me estendeu a mão, pra pedir beijo (sempre q algum lugar doi, vc quer beijo), eu disse que não ia beijar pq vc tinha merecido pois fez algo muito feio....
Partiu meu coração.... Não queria precisar de dar tapas, mesmo que leves e com intuito de educar, mas ver a July chorando e vc gargalhando foi demais...

Analisando os fatos e o período que isso começou, cheguei a conclusão que a empregada anterior maltratava a July qdo não estávamos perto. Eu a vi mandando a July sair aos berros algumas vezes, e falando "xo" tb... ai eu a chamei num canto e disse que a July tem livre acesso na casa e que não queria -la gritando com ela. Po, eu avisei que tinha cachorro na entrevista e perguntei se ela gostava... massss...
Bom, como criança é pura imitação, ainda mais na sua idade, só posso concluir que além de gritar, ela deu vassouradas na July, ? Dai surgiu o seu péssimo exemplo.

Sei que, desde segunda feira a July anda amoada pelos cantos e não come. O que só aumenta a minha mágoa com o seu comportamento. Poxa vida, desde que ela esta conosco, nunca ficou sozinha... sempre tivemos empregada por causa dela, justamente para ela ter companhia... Agora, pela primeira vez a bichinha passa o dia sozinha... qdo chegamos em casa ainda apanha de vc... É muita coisa pra uma pequena só... ela esta deprimindo, emagrecendo...
Papai e Mamãe estão preocupados com ela e decepcionados com vc!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Outro fato que tem nos deixado chateados é a sua manha ... Vc sempre foi um cara legal... sempre obedeceu... sempre emprestou tudo para todo mundo....
Agora deu pra ser egoísta, bater nos menores e ainda fazer manha...
Tudo tem que ser na hora que vc quer... não consegue esperar 2 segundos... Se joga no chão e grita... Tentamos ignorar e sair de perto, tentamos imitar, tentamos conversar em tom baixo e amigável... nada funciona... esta cada dia pior....

Passo o dia longe de vc, morrendo de saudades e doida para ir buscá-lo na escola... logo que chegamos em casa a manha começa... vc quer a chave do carro, a chave da casa, a mochila, tudo ao mesmo tempo... sai gritando e puxando... A saudade passa nesse momento... o nosso cansaço bate instantaneamente... Não me canso de brincar, correr, cozinhar, trabalhar e cuidar da casa, mas me canso de chamar a sua atenção, me canso de escutar seus gritos, me canso de te pegar na marra pra trocar a fralda...
Poxa filho... é tão bom ser mãe... Pq vc esta tentando mudar isso?

Ontem tivemos a primeira reunião na escolinha... foi ótima para esse momento... O assunto da palestra foi inteligencia emocional... A dona da escola Varuna, tem alguns artigos publicados sobre o assunto e nos recomendou um livro...
Ela deu dicas de como te abordar nessas horas... te ensinando a pensar...
Um exemplo: Vc quer a chave do carro, se eu não te entrego vc se joga no chão e chora... Se jogar no chão e chorar é uma opção sua, só que essa opção, não vai lhe ajudar, pois chorando e gritando é que eu não vou dar a chave mesmo...
Então depois desse show, eu tenho que sentar com vc, com calma e te explicar. Filho, chorar não muda as coisas... Vamos pensar juntos como vc se sentiu qdo a mamãe não te deu a chave e quais eram as suas opções naquele momento?
Ai vc precisa avaliar com a criança se naquele momento ela teve raiva, tristeza, etc e se a atitude seguinte (chorar) representa esse sentimento com clareza... Pq o choro é para ser usado em momentos de felicidade ou tristeza extrema e não para tudo...
Qual seria uma outra alternativa de comportamento, meu filho? Quem sabe se vc falasse: "Mamãe, agora que vc já fechou o carro, posso ver a sua chave?" Talvez assim, com uma atitude mais calma e madura, vc conseguisse algo, ou ao menos uma explicação calma e coerente, que a chave do carro não é brinquedo e que se vc perde-la nós não teremos mais carro pra passear, etc...
OBS: O Theo não fala, mas entende tudo... então eu falo o tempo todo com ele...

Ela pediu para sempre estimularmos a criança a pensar e avaliar seus sentimentos... sempre criar metas (como conseguir brincar com a chave)... e elaborar formas de concretizá-las....

Vou comprar o livro na Net e depois conto se vale a pena...

Estamos tentando de todas as formas te tornar um adulto bom, maduro, responsável e com sentimentos nobres... o resto filho, é consequencia...

Apesar de triste, eu te amo mais que tudo!!
 
Escrita por Briza e Marcelo at 11:10 | Permalink |


0 Comments: