terça-feira, 27 de maio de 2014
Mais um etapa... Acabou o Mama!

DESMAME




Meus meninos estão crescendo..... e cooomo!

Na minha última consulta ao pediatra, em fevereiro, ele mandou cortar a mamadeira, dos dois.... sim, dos dois! Eu ainda dava mamadeira pro Theo.
Sempre amei minha mamadeira.... Nunca vi motivo para tirar a mamadeira cedo, ao contrário, sempre acreditei que quando tiramos a mamadeira, a quantidade de leite que a criança consome diminui. Bom, beleza, meu filho não é bezerro, então podemos trocar esse leitinho por um suco, danone, etc.
Duro mesmo é perder o momento do carinho. Aquele em que entregamos o mama quentinho nessas noites frias e damos um beijinho de boa noite. Eu estava realmente sofrendo por deixar isso de lado.

A princípio resolvi deixar de lado a ordem do pediatra e pensei: "Meus filhos irão mamar até o dia que quiserem". Só que o Lorenzo me fez mudar os planos. Como sempre, o Lorenzo.

A chupeta nós demos para o gato. Chorou um pouquinho, pediu por uns dias, mas aceitou bem. Alias, bem melhor do que eu imaginei vindo dele, que faz um escandalo para tuuuuudo! Isso foi em outubro, com 1 ano e 10 meses.

A fralda eu tirei dia 13 de janeiro, ele com 1 ano e 2 dias. O primeiro dia foi desesperador. Tive vontade de desistir. Ele simplesmente fez TODOS os xixis no chão. No segundo dia, fez xixi no chão também, mas fui pra casa da Kiki e deixamos nossos 4 moleques pelados, pois ela tb estava no processo de desfraldar o Rafa. Colocamos o Theo e o Kiko para serem os professores! Os grandes mostraram como se molha uma plantinha.  :-)   Mesmo assim, o danadinho segurou o xixi o mais que pode, para não molhar a plantinha. Já na quarta feira, ele estava desfraldado. Impressionante a evolução dele em 3 dias. Na quarta já na escapou mais nem um xixi. Ok, eu sempre oferecia o banheiro, precisei comprar um redutor de assento macio, pois ele odiou o peniquinho. Eu lia livros de história no banheiro pra fazer hora. Deixava ele pintar até a mim com canetinha.... Fiquei azul, mas ele aprendeu!! Que felicidade!! E para minha total alegria e surpresa, ele não deixou escapar nenhum xixi noturno. Aprendeu a levantar para pedir. Nesses 4 meses e meio, foram apenas duas escapadinhas, o que eu considero um SHOW!!!
O problema desse processo de desfralde foi outro. Como o Lorenzo é metódico em tudo que faz desde que saiu da minha barriga, o "deitar" dele para dormir, significa "um mama quentinho". Então, se ele sair da cama para fazer 5 xixis de noite, ele vai querer 5 mamas e claro, isso enche a bexiga dele novamente e ai dali 2 horinhas, ele quer mais xixi e mais mama. E assim tenho passado os últimos 4 meses.

Eu literalmente voltei a ter um recém nascido em casa, que mama a madrugada inteira. Só que quando a criança nasce, parece que Deus prepara nosso corpo para aguentar as noites sem dormir, só que depois que elas crescem, se levantam uma vez, já fico mooooorta!! Estou ACABADA! E ainda tenho o Theo que pra ajudar, não acorda nem com a bateria da Mangueira dentro do quarto dele. Então, se eu não quiser trocar um ou dois lençóis por noite, preciso EU, levantar aqueles 18 quilos de gostosura no colo e levar até o banheiro vááárias vezes.
Hoje eu tenho olheiras, coisa que não tive nem quando os meninos nasceram.

Com tudo isso acontecendo e com o agravante de ter casado com um "caixeiro viajante", eu resolvi parar de sofrer.
Fui numa ótima neuro com o Theo por conta do diagnóstico de Dispraxia. Ela discorda totalmente desse diagnóstico, disse que ele além de lindo (isso eu já sabia) ele é 100% normal e que até os 6 anos fazer xixi na cama também é normal. EEEEEE
Com isso dito e com a aprovação dela, o Theo voltou para fralda. Sim, ele fará 5 anos em junho e sim ele usa fralda. Cansei de sacrificar minha coluna e meu sono e principalmente, cansei de sacrificar o sono do meu filho, que há 4 meses esta sendo acordado 3 vezes durante a noite para fazer xixi.

Já o Lorenzo, não escapa xixi, porém tem esse mama sem fim da madrugada.
Tentei inventar história, fazer de tudo pra ele só mamar para dormir, mas nada convence essa criança de mudar seu hábito. Teve uma noite que ele gritou "mama" na minha cama por mais de uma hora. Eu realmente achei que venceria a guerra, mas ele é incansável.
O jeito que eu encontrei foi realmente não ter "mama". No sábado, com tudo programado, copos novos comprados, fui munida para casa da tia do Marcelo com TODAS as milhares de mamadeiras que eu  tinha em casa numa sacolona. Conversei muito com os dois que nós íamos entregar para o sapo, na beira da Lagoa do condomínio, todas as mamadeiras e que eles passariam a usar os copos.
Fui com o coração apertado. Rezei para "Nossa Senhora dos Copos" pra ela me dar uma forcinha com o Genioso Lorenzo.
Para tornar a coisa mais interessante, aderi o Nescau, que até então eles não conheciam e também o mini mixer manual. Um aparelhinho que bate o leite no copo. Nossa, foi um sucesso. Eles prepararam sozinhos o leite com nescau batido e tomaram no canudo. PUTZ!!!! Que maravilha!!! O Lorenzo acordou apenas uma vez para o xixi, olhou pra mim e quando ia dizer "mama", lembrou que teria que tomar no copo, virou para o lado e dormiu. Como não encheu a bexiga, não fez mais nenhum xixi e nós todos dormimos a noite inteirinha até as 9 da manhã!! EEEEEE, que alegria!!!

Como agradecimento, o Sapo deixou uma Miniatura de BMW para o Theo e uma da Masserati para o Lorenzo.

Missão desmame cumprida com sucesso!!

VIVA!!!!

 
Escrita por Briza e Marcelo at 10:19 | Permalink |


0 Comments: